Para que serve a terapia?
- Elisabete Hara

- 25 de jun. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 25 de jun. de 2025
O sofrimento emocional sempre esteve presente na experiência humana. No entanto, tem sido cada vez mais frequente o aumento de casos de ansiedade, depressão e outros quadros relacionados. Não há como não associar à forma como temos vivido: uma rotina acelerada, atravessada pela internet, smartphones e redes sociais, uma enxurrada de estímulos, informações e expectativas, com pouco tempo e espaço para elaborar tudo o que vemos e sentimos.
Além disso, questões estruturais como desigualdade social, instabilidade financeira e dificuldades no acesso à saúde continuam sendo fontes constantes de sofrimento, especialmente para aqueles que não têm suas necessidades básicas plenamente atendidas.
Se tudo isso faz parte da vida, então, para que serve a terapia? Como o psicólogo pode ajudar?
Nesse cenário o psicólogo se faz necessário, não para dizer como viver ou para “consertar” o outro, isso definitivamente não é papel do psicólogo, mas para oferecer um espaço de presença, escuta e apoio.
O psicólogo não está ali para "ajustar" a pessoa a um mundo adoecido, mas para acolher a dor, compreender a singularidade da experiência de cada um e ajudar a encontrar sentido na existência, mesmo em meio aos desafios.
Nem sempre adaptar-se à realidade é sinônimo de saúde. Estar bem ajustado a um contexto que adoece pode ser, na verdade, um sinal de alerta. Saúde, muitas vezes, está na capacidade de questionar, transformar e seguir em movimento. Fazendo terapia a vida não deixa de ter problemas, mas podemos aprender a lidar com eles de forma mais criativa, mais consciente, e com mais humanidade.
Procurar terapia com um psicólogo é um gesto de cuidado com sua história, seu presente e seu futuro. É uma forma de olhar para si com carinho e construir, com esperança, uma vida com mais sentido e autenticidade.
Quer saber mais?
Entre em contato e agende sua consulta



Comentários