top of page

Como a terapia de casal pode ajudar

  • Foto do escritor: Elisabete Hara
    Elisabete Hara
  • 11 de abr.
  • 2 min de leitura

Nem sempre a busca por terapia de casal vem da sensação de que a relação está por um fio. Aliás, procurar apoio antes que os conflitos se aprofundem é um gesto de cuidado com a relação.


Ter divergências é natural em qualquer relacionamento. No entanto, quando vocês já não conseguem lidar de forma saudável com essas diferenças ou quando há impasses em que parece ser impossível chegar a um consenso, este pode ser um bom momento para buscar um atendimento psicológico de casal.


Outro momento de buscar apoio é quando as crises se tornam frequentes, os sentimentos de tristeza aumentam e surgem dúvidas constantes sobre a continuidade da relação.

Cabe lembrar que nem sempre o problema é a falta de amor. Muitas vezes, a dificuldade está na forma como o casal se comunica. Com o tempo, é comum que a relação entre em um padrão automático, onde um já não consegue mais enxergar o outro para além da imagem cristalizada que foi sendo construída.


A terapia de casal oferece, antes de tudo, um espaço de escuta. Um lugar seguro para que cada um possa se expressar e também escutar o outro com mais presença e abertura. Juntos, vamos explorar o que ainda faz sentido nessa relação, para que, com mais consciência, vocês possam escolher: seguir juntos de uma maneira mais saudável ou encarar a possibilidade de seguir caminhos diferentes — com mais clareza e menos sofrimento.


ree

Nesse processo, podemos aprender a reconhecer e distinguir o que pertence a cada um e o que é atribuído pelo outro. Aprender a expressar os incômodos antes que cresçam e se tornem difíceis de lidar. Perceber o que você tem a oferecer, o que o outro pode ofertar, se estás disposto(a) a receber o que lhe é oferecido, assim como se aquilo que ofereces é suficiente para o outro. Aceitar o que há de bom e nutritivo na relação, reconhecer o quanto vocês crescem com essa troca e o quanto a relação cresce com vocês sendo quem são.


A terapia de casal poder iniciada independente do tempo de relacionamento e em qualquer idade, desde que isso faça sentido para casal.


Não se trata de um processo fácil, mas fortalece.


Elisabete Hara

Psicóloga – CRP 06/118396




Comentários


Espaço de Integração Transformação e Acolhimento

Obrigado por enviar!

© 2025 por Elisabete Hara Garcia Rocha - CRP 06/118396 

bottom of page